Um dos grandes diferenciais do Open Keys é já permitir que você tenha acesso a informações detalhadas sobre os produtos contratados, com análise de requests, monitoramento de logs, configuração das jornadas e muito mais.
Muita atenção a este passo a passo, porque alguns cenários do painel possuem condicionantes e será necessário passar por uma etapa para liberar a funcionalidade seguinte.
Configure e monitore os seus resultados
O painel da aplicação é o grande cenário no qual será possível configurar, testar e monitorar as APIs e jornadas white label contratados pelo Open Keys, para Consumo de Dados e/ou Iniciação de Pagamento via Open Finance.
Logo de cara, você se depara com uma visão de dashboard, no qual é possível ter acesso a quantidade total e estratificada de requestes realizadas. Em todo o Painel você consegue moldar a sua visualização, por escopo contratado, tempo de referência e outras variáveis, conforme a ferramenta selecionada.
A aba seguinte, na ordem do menu lateral, corresponde a opção Monitoramento, que lhe permite uma visão detalhada de todos os logs de chamadas às APIs contratadas. Aqui também é possível fazer uma análise profunda sobre as transações realizadas, tanto no cenário de dado como no de pagamentos, através dos filtros disponíveis.
O menu Webhook é o seu raio-x das Jornadas. Com ele, você receberá atualizações sobre qualquer evento no ciclo de vida do consentimento. Neste ambiente será possível receber informações sobre abertura de um consentimento, status e consultar registros anteriores para realizar análise.
É indispensável que você cadastre um endpoint para recebimento dos alertas. Para cadastrar, basta acessar o menu Configurações, no campo Gestão de endpoint.
A opção Consentimentos é outra ferramenta disponível no painel e traz o cenário em que é possível obter uma visão detalhada de todos os consentimentos vinculados à sua empresa. No contexto de Dados, é possível identificar quais as permissions concedidas e no contexto de pagamentos, você confere informações precisas sobre a transação.
A opção Editar Aplicação lhe permite revisar e editar as informações que foram definidas na criação da sua aplicação, em um acesso facilitado, sem a necessidade de sair do seu painel para qualquer ajuste. Como se trata de um ambiente Sandbox, você pode realizar todos os ajustes que desejar e testar o quanto quiser.
Etapas de configuração da aplicação e jornadas
No cenário em que a contratação seja exclusivamente da infraestrutura do Open Keys, com acesso as APIs para que o seu time técnico elabore as jornadas de experiência dos usuários, a sua aplicação estará configurada desta forma, logo, as opções Configurar Jornadas e Demo das Jornadas não estarão habilitadas, conforme imagem abaixo.
Caso você tenha habilitado em sua aplicação a contratação da Jornada White Label para Consumo de Dados, a sua visualização da opção Configurar Jornadas será apresentada com a obrigatoriedade de você indicar, inicialmente, qual a Finalidade do seu consumo de dados, entre as alternativas disponíveis de Abertura de Conta ou Análise de Perfil.
Ainda nesta tela é possível visualizar quais os escopos de dados que os seus clientes poderão compartilhar com a sua empresa e qual a composição de cada grupamento, em uma versão resumida.
É indispensável que você indique, primeiramente, a finalidade da sua jornada para que consiga desbloquear a função Demo da Jornada.
Caso você tenha habilitado em sua aplicação a contratação da Jornada White Label para Iniciação de Pagamentos, a sua visualização da opção Configurar Jornadas será apresentada com a obrigatoriedade de configuração dos campos empresariais correspondentes ao PIX, como dados da empresa e os dados para recebimento dos pagamentos.
É indispensável que você configure as informações do PIX, primeiramente, para que consiga desbloquear a função Demo da Jornada de Iniciação de Pagamentos.
Uma vez que você configurou corretamente a(s) jornada(s) contratada(s), conseguirá habilitar o acesso às demos de cada escopo, como forma de testar os fluxos e vivenciar a experiência de navegar pela versão disponível das jornadas white label do Open Keys.
As jornadas são abertas em aba secundária, para facilitar a sua identificação, monitoramento e configuração.
Como forma de garantir que toda a sua experiência seja pautada a ter as ferramentas que necessita, de forma acessível, trouxemos para o painel da aplicação também a opção Documentação do Produto. Ao ser acionada, a documentação será aberta em segunda aba, com informações detalhadas sobre como configurar, navegar e monitorar a sua versão Open Keys.
Por fim, o painel do produto disponibiliza para você uma opção de Configurações, onde será possível:
Consultar as chaves de geração de Token, no cenário em que estão habilitados de Client ID e Client Secret
Realizar a criação de usuários de teste, como forma de você testar mais de um CPF/CNPJ nos fluxos contratados
Cadastrar um endpoint para recebimento das respostas webhook sobre os consentimentos realizados para o escopo de Pagamentos e também para o escopo de Dados
Realizar o Download do seu Client Secret (certificado mTLS)